Sindicato Rural de Dourados-MS

View Original

3ª Douratech apresenta novas tecnologias para o agronegócio

A 3ª edição da Douratech, evento de apresentação de inovações tecnológicas voltadas ao agronegócio, será realizada dentro da programação da 56ª Expoagro, nesta quinta-feira,19 de maio, das 8h às 19h30, no Espaço Fazendinha, localizado no Parque de Exposições. As vagas são limitadas e quem tiver interesse em participar pode fazer a inscrição gratuita pelo formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/3Eu1c3ooBZNdx9iq6.

A realização é da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) e do Sindicato Rural. A UFGD é uma das entidades apoiadoras da Douratech por ser parceira da ACED nas ações do Ecossistema de Inovação de Dourados.

A programação do evento prevê estandes, palestras curtas sobre a “Trilha da tecnologia no campo”, ministradas por Aurélio Rolim Rocha (História do Agro 4.0), Roger Milan (Tipos de Tecnologia 4.0), Eduardo Figueiredo (Como Começar o Agro 4.0) e Rafael Zanoni Fontes (Por que Inovar no Agro 4.0) e palestra principal com Rodrigo Olegário falando sobre Selo de Certificação de Produtos Artesanais (SIM). Rodrigo Olegário criou uma lei específica para certificar esses produtos e vai falar sobre como regularizar sanitariamente a produção artesanal de alimentos da agricultura familiar e as possibilidades de mercado com os selos e serviços existentes.

A 3ª Douratech tem o objetivo de facilitar o acesso dos empresários às novas tecnologias disponíveis no mercado voltadas ao agronegócio. Além dos empreendedores, o público alvo também é a comunidade em geral. 

Outras informações sobre a Douratech podem ser encontradas no site: https://www.aceddourados.com.br/

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

A UFGD está entre as 22 entidades que compõem a governança do Ecossistema de Inovação de Dourados, polo tecnológico criado para o desenvolvimento e fomento de inovação na região e lançado em setembro de 2020. Dentro do Ecossistema de Inovação, a UFGD tem posição estratégica em duas categorias, atuando como um Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), por meio do ensino, pesquisa e extensão, e como Ambiente de Inovação (AI), através das Incubadoras: GDTEC (Incubadora Tecnológica), ITESS (Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias) e EKOÁ (Incubadora de Grupos e Cultura da UFGD).

Deste modo, as atividades da Universidade consistem em desenvolver e implementar ações que estimulem o empreendedorismo inovador, ampliem a integração/colaboração entre os atores do Ecossistema de Inovação e fortaleçam o mercado de inovação e tecnologia de Dourados.