Angelo Ximenes destaca a força e a importância do agronegócio para o Brasil na abertura da 57ª Expoagro

Angelo Ximenes durante abertura da Expoagro

Está aberta oficialmente a 57ª Expoagro, a maior feira de agronegócio de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de abertura aconteceu na noite de sexta-feira (12), no auditório do Sindicato Rural de Dourados, localizado no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho.

No discurso de abertura, o presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes, enfatizou a importância do agronegócio para a economia de Dourados e região, bem como a influência que a feira exerce na economia do Estado e do Brasil.

O presidente defendeu o setor que segundo ele, é a “mola propulsora do Brasil”.  “O agronegócio enfrenta grandes desafios, entre eles, o que mais preocupa é a desinformação. Se na dramaturgia existe a tentativa de transformar o trabalhador rural em vilão, na vida real, é o suor deste trabalhador, que labuta no campo, que leva alimento ao Brasil e comida para a mesa. Se há bandido na história, não é o homem do campo”, enfatizou o presidente Angelo Ximenes.

Angelo complementou em sua fala a necessidade de unir forças para combater “invasões criminosas de terras”.

Já o governador Eduardo Riedel destacou a importância que as feiras agropecuárias têm na sociedade, sobretudo a Expoagro de Dourados. “A Expoagro é uma importante feira voltada ao produtor rural e, com ela, conseguimos apresentar os avanços econômicos que Mato Grosso do Sul tem conquistado ao longo dos últimos anos”.

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertorni, mencionou a importância do Sindicato Rural de Dourados em prol do agronegócio da ‘Grande Dourados’. Ele também ressaltou que há diversas frentes de trabalho que visam proteger o produtor rural.

“A Famasul tem trabalhado com todas as frentes possíveis para garantir acima de qualquer coisa, a paz no campo. Inclusive, a bancada do PT por meio do deputado Vander Loubet, se comprometeu em lutar conosco em relação ao Marco Temporal. Também trabalhamos para que saia o Plano Safra que até o momento, não tivemos sinalização por parte de Brasília”, disse.

Maior feira de Mato Grosso do Sul

Em 2023 a 57ª Expoagro deve dobrar o montante de negócios acertados em relação à feira de 2022, passando de R$ 500 milhões para R$ 1 bilhão. Além disso, Angelo Ximenes destacou os mais de 80 expositores este ano, e as 78 palestras que acontecem durante os 10 dias de feira.

“A Expoagro tem um diferencial porque integra entretenimento e oportunidades de negócios. Temos bancos e cooperativas parceiras que ajudam a movimentar não apenas as feiras, mas consequentemente toda a economia da Grande Dourados”, disse Ximenes.

Por fim, ele agradeceu às autoridades presentes e desejou a todos uma excelente Expoagro, que além da parte técnica, conta com entretenimento para toda a população.

Estiveram presentes na abertura da 57ª Expoagro, o prefeito de Dourados, Alan Guedes; o deputado estadual Renato Câmara, os deputados federais Marcos Pollon, Rodolfo Nogueira e Geraldo Resende; o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel;  o presidente da Câmara Municipal de Dourados, Laudir Munaretto, além de vários vereadores; o presidente da Aprosoja MS,  André Dobashi; o presidente da Organização de Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul, Celso Ramos Régis; o superintendente do Banco do Brasil no MS, Omar de Vasconcelos;  o presidente do Sicredi Centro-Sul, Paulo Roberto Neves; o chefe-geral da Embrapa Dourados, Harley Nonato de Oliveira, além de produtores rurais e a sociedade civil e militar.

Anterior
Anterior

Zé Felipe e Dennis DJ são as atrações da Expoagro neste sábado

Próximo
Próximo

Deputado federal Marcos Pollon dará palestra sobre segurança no campo