Angelo Ximenes integra comitiva do Coded em troca de experiências com Conselho de Maringá

Angelo Ximenes e parte da equipe Coded Dourados na Associação Comercial de Maringá

Membros do Coded (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados) estiveram nesta quinta e sexta-feira em Maringá (PR) para trocar experiências de associativismo e organização da sociedade civil no planejamento de futuro e no elo de gestão pública.

Entre os participantes do Coded estava o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Angelo Ximenes. "O encontro foi muito produtivo, pois conhecemos de perto os programas em desenvolvimento nas áreas econômicas, turismo e inovação que fizeram e fazem a cidade de Maringá ter todo um dinamismo, de planejamento do futuro da cidade", avalia Ximenes.

O roteiro da missão foi organizado em parceria com os conselhos da cidade de Maringá, o Codem, de desenvolvimento econômico, e a Acim, comercial e empresarial. Na quinta-feira ocorreu a visita da equipe de 20 integrantes do Coded de Dourados na Acim e no Codem e em pontos turísticos de Maringá.

Na sexta-feira o encontro foi mais técnico, com visita ao Parque do Ingá, com troca de experiências sobre a administração, urbanismo, botânica, meio ambiente e turismo.

Também teve a apresentação do Programa de Aceleração Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Maringá, com o secretário Jorge Coelho; e palestra sobre Tecnologia e Inovação, com o secretário Municipal César Rael.

A visita teve como objetivo principal buscar inspiração na atuação do Codem e estabelecer um intercâmbio estratégico entre os conselhos de desenvolvimento de ambas as cidades já que é uma vontade do Codem interagir e fomentar experiências e expertises com os outros Conselhos.

A comitiva do Coded é encabeçada pelo presidente Nilson Aparecido dos Santos e formada por representantes da Aced, Sindicom, OAB, Sebrae, Shopping Avenida, Polícia Militar, Prefeitura de Dourados, UFGD, Unigran, Sindicato Rural de Dourados, entre outras lideranças representativas do empresariado, da pesquisa e do associativismo, comprometidos com a elaboração de um plano de Gestão Colaborativa para o Município.

O Coded Dourados foi instituído na modalidade governança colaborativa, com a proposta de apoiar futuras gestões de Dourados.

MS lidera geração de empregos no setor florestal no Brasil