Senar sem fronteiras

O Curso de Derivados do Leite, que aconteceu no período de 05 à 07/11, no Sindicato Rural de Dourados, promovido pelo Senar/MS, teve em seu encerramento ontem(07) momentos de pura alegria e satisfação, pois pela primeira vez foram capacitados mais de 14 irmãos paraguaios que se deslocaram até Dourados para aprender como lidar com o leite e suas variações de utilização e com isso melhorar a aplicação desse conhecimento em suas propriedades e/ou suas comunidades.

Dentre os alunos tivemos líderes de comunidades carentes e trabalhadores rurais do Paraguai, que foram selecionados dentre vários interessados em vir participar desse curso.

A educadora do Senar, Brasilina Aparecida de Carvalho, há mais de 18 anos no Senar fala desse momento impar em sua vida que foi capacitar esses alunos do Paraguai, no curso de Derivados do Leite.

“Essa experiência que a gente teve com os alunos vindos do Paraguai para receber essa orientação sobre os derivados do leite é uma experiência riquíssima, por que além de você trocar sua experiência com eles, nós temos a grande barreira que é a língua, que eles falam espanhol ou guarani, isso obriga a gente a repensar, o que eu posso estar melhorando para fazer uma atividade com um pais vizinho ao nosso, temos que melhorar a nossa língua.

Nesses três dias que estivemos juntos trocamos experiências, não podemos ficar limitados a dizer que ali tem um estrada, rua, avenida, rio ou cerca que separa o nosso pais, nós temos que analisar que estamos numa época de inclusão e temos que trabalhar com nossos países vizinhos também.

Essa fronteira está ávida para receber essa ajuda e devemos entender que dou outro tem seres humanos iguais a nós e essa interação vai ajudar o Senar a vivenciar um novo ciclo de sua participação nesses países vizinhos Essa experiência foi muito boa, foi muito gratificante.” Conclui a educadora Brasilina.

Além do Secretário de Governo do Departamento de Amambay, estiveram presentes, no encerramento do curso, o Jornalista e assessor de Imprensa do Departamento, Sr. Egídio Pedra e o Médico Veterinário e Secretário para Assuntos Rurais do Departamento, o Sr. Delis Alvarenga.

O representante do Governador do Departamento Pedro González Ramirez o Sr. Almir Amaral, advogado e secretário de Governo do Departamento de Amambay, se diz otimista enquanto essa parceria e diz da satisfação do governador nessa interação com o Brasil.

“Demos um passo importante hoje, esse curso de Derivados do Leite realizado no Sindicato Rural de Dourados, capacitando o meu povo que se deslocou do meu País até aqui, é o início de uma importante parceria entre o Brasil e o Paraguai.

Estamos fazendo história nesse momento, pois esse curso oferecido pelo Senar, com o apoio do presidente do Sindicato Rural, Marisvaldo Zeuli, capacitou meus irmãos paraguaios e ajudou os mesmos a aplicar os conhecimentos adquiridos, nesse curso, em suas propriedades e em suas comunidades.Esse é o primeiro dos vários cursos que estaremos fazendo nessa nova parceria, pois fomos bem atendidos e os resultados extrapolaram as nossas expectativas, o nosso pessoal está muito satisfeito com o que foi aprendido aqui, nesses três dias de capacitação.

O nosso trabalho continua, lá no Paraguai, vamos identificar as necessidades dos produtores, e das comunidades, se um produtor tem interesse ou produz suínos, então traremos para cá e vamos capacita-los no curso de produção de defumados, vendemos o leite lá a R$ 0,50.

Agora um curso como esse, o produtor poderá fazer isso tudo que estamos vendo aqui, queijo, iogurte, bala e vários outros produtos derivados do leite, se o aluno mesmo não produzir em escala para vender pelo menos ele poderá melhorar a sua própria mesa de sua casa. Isso é um avanço. Isso resgata a dignidade do nosso povo.

Existem no Paraguai pequenos produtores de 2 ou 3 hectares e as vezes, mais da metade de propriedade está num brejo, ele tem agora a brilhante oportunidade de fazer tanques e açudes para a criação de peixes, ele vai ter um renda extra, esses peixes posteriormente podem ser vendidos na feira ou num frigorifico ou até mesmo fazer um pesque e pague em sua propriedade.O produtor passará a ter, uma propriedade que até então não estava produzindo nada, uma propriedade produtiva, dando a ele a oportunidade de uma renda extra.

Como foi tido anteriormente, esse curso foi o primeiro passo nessa parceria. A nossa intenção é de continuar a fazer esses cursos e lá na frente implantarmos no Paraguai um sistema próximo do que o Senar tem aqui no Brasil. Poderemos formar professores, educadores, traremos eles aqui ou então levaremos profissionais daqui para capacitá-los lá no meu pais.

Em nome do Governador do Departamento de Amambay, Pedro González Ramirez agradeço a todos por essa iniciativa, agradeço ao presidente da Famasul, Sr Eduardo Riedel, agradeço ao presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli e ao Sr Rogério Beretta, Superintendente do Senar/MS, a oportunidade que está fornecendo ao nosso povo paraguaio em adquirir conhecimento e com isso melhorar de vida produzir mais e conquistar uma renda extra no final do mês.” Finaliza o Advogado e Secretário de Governo do Departamento de Amambay, Sr Almir Amaral

“Seguindo a orientação da Famasul e do Senar/MS, realizamos esse curso de Derivados de Leite com os alunos do Paraguai, com um olhar diferente, termos como meta ampliarmos para 2014 esses cursos.

Começamos com esse curso a formar e a capacitar os nossos vizinhos também, que estiveram aqui e nos pediram essa parceria. Com isso, estamos fazendo história, estamos iniciando essa globalização que muito nos honra em fazer parte, pois lá, como aqui sabemos da necessidade de fornecer conhecimentos aos pequenos produtores, dando-lhes a oportunidades de uma renda extra.

Fecharemos esse ano de 2013, aqui no sindicato, com mais de 2.500 alunos capacitados nessa parceria com o Senar/MS e para o ano que vem pretendemos dobrar esse número”. Finaliza, Marisvaldo Zeuli, presidente do Sindicato Rural de Dourados.

Mais fotos do curso e do encerramento.


Marisvaldo Zeuli e Almir Amaral

Anterior
Anterior

Curso de Produção artesanal de embutidos e defumados de suínos no Cras em Dourados

Próximo
Próximo

Famasul lamenta morte do presidente da FPA, deputado Homero Pereira