15° Simpósio da agricultura discute estratégias de produção
Assessoria
O Sindicato Rural juntamente com o GPP (Grupo Plantio na Palha) realizou o 15° simpósio de agricultura durante esta segunda-feira (18). O evento foi realizado no auditório do parque exposições João Humberto de Andrade Carvalho. O simpósio reuniu 10 palestras que discutiu vários assuntos relacionados à produção no campo seus desafios e estratégias.
O evento contou com a participação de palestrantes Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sebrae e AASTEC (Associação das Assistências Técnicas de Mato Grosso do Sul).
Segundo o engenheiro agrônomo Antônio Neto, um dos desafios para aumentar a produtividade é o melhoramento do solo, mas que este melhoramento é um processo que deve ser realizado a longo prazo. “O produtor fará o melhoramento do solo após uma boa análise para que ao longo do tempo consiga um bom resultado”, explica Neto.
O engenheiro ainda diz que este melhoramento atualmente é um desafio, mas não deixa de ser também uma boa estratégia para conseguir bons resultados na produção. “A correção de filtragem do solo, o uso de fertilizantes e corretivos. Tudo isso conta para alcançar os objetivos do melhoramento do solo”, finaliza.
Palestras
Durante o período da manhã foram realizados a palestra “Desenvolvimento da Agricultura” ministrado pela equipe do Senar e Sebrae , “estratégias para amortizar os efeitos climáticos extremos na preservação da boa produtividade” com Ivo Frare, da sementes Mutuca e “Comitê estratégico Soja Brasil” com equipe Cesb.
No período da tarde teve o painel estratégias de controle e manejo de resistência de pragas, doenças e plantas daninhas e a palestra com Germison Tomquelski da Fundação Chapadão.





