Exposição de cães é novidade na Expoagro e chama a atenção dos visitante
Paulo Zamora, de Araraquara/SP, veterinário há 18 anos e criador de cães, trouxe para a Expoagro 30 filhotes de 18 raças de cães. Em apenas dois dias de exposição ele é só sorrisos pelos resultados que obteve nesse inicio da feira. "Essa é a primeira vez em Dourados. Não tivemos tempo de fazer propaganda dos meus cães. E mesmo assim, já obtive vendas de vários filhotes. Espero maior resultado a partir do final de semana", disse ele.
Paulo trabalha com animais de micro porte a gigante. Para a Expoagro, ele trouxe raças como o Lhasa apso, Shih Tzu, Isptz Alemão, Basset Hound, Yorkshire, Maltez, Poodle Mini, Cocker e o Terrier brasileiro, conhecido como Fox paulistinha.
Por ser sua primeira Expoagro, Paulo sabe que já cativou um público que ama animal, principalmente o cão: as crianças. E são delas que os filhotes recebem carinho. E não se contentam em apenas olhar, quere tocar, pegar no colo. E conseguem.
Para chegar até aqui, Paulo tem alguns cuidados essenciais para a saúde do filhote que tem de dois a três meses. Primeiro é optar em viajar a noite e fugir do calor que desgasta o filhote. Outro detalhe é manter eles hidratados. Para isso, ele usa uma técnica semelhante de aviários com o cão se sentir sede coloca a língua num recipiente que pinga água.
Nos dois primeiros dias de Expoagro, Paulo vendeu quatro filhotes. Todos por impulso de venda. Ou seja, a pessoa viu, gostou, levou. "Isso acontece sempre", destaca ele que não esconde sua empolgação. E para ajudar, ele pode parcelar a venda em até seis vezes no cartão de crédito.
Ao concluir a venda, o empresário, entrega o filhote já com o cartão de vacina e faz algumas orientações ao novo proprietário. O primeiro deles seria respeitar o calendário de vacina. A higiene do animal também é destacado por ele que faz observações. Animal com orelha em pé precisa de cuidados com a orelha.
No caso do Basset, por ser um animal com orelhas grandes, é necessário cuidado com o pegar no colo e isso se não for feito correamente, pode garantir ao animalzinho uma hérnia de disco. Animal com pelo, o cuidado é com a tosa e assim evitar que sujeiras ou fezes ficam no pelo. Ração é água constante é o que o filhote precisa. Paulo não aconselha a dar leite ao animal que pode ficar com diarreia devido a lactose do leite.
"São orientações importantes para a saúde do animal. Por exemplo, quando ele sai daqui, eu já dou um pouco de ração que ele está acostumado a comer até a troca por outra. Eu indico uam ração super premio que tem um nível de proteína que o animal necessita", observou.
A quatro anos atrás, Paulo era o primeiro criador de cães do Estado de São Paulo, possuía algo em torno de 400 cães. Hoje, em sua propriedade o Canil Lord Kennl, em Monte Alto/SP, possui 327. "Não sei se ainda sou. Mas já fui o primeiro", disse.