Sanidade será tema de palestra no encontro de avicultura de MS

Os avicultores de todo o país precisam atender às regras de higienização e prevenção de doenças para manter as avícolas. Trata-se da Instrução Normativa (IN) 36, que determina adequações ao setor da avicultura. A IN, que entrou em vigor em dezembro de 2012, se refere à antiga Instrução Normativa 56, de 2007, que determina ações essenciais para a saúde das aves e manutenção da qualidade do produto final. Há ainda a IN 10/2013, que define o programa de gestão de risco da avicultura. As instruções normativas atuam com a segurança da criação de aves de corte no Brasil.

Os assuntos serão abordados na palestra Operacionalização da IN 36/2012 e IN 10/2013, que será realizada durante o 1° Encontro Tecnológico da Avicultura do MS, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), na próxima terça-feira (04), às 8h.

A palestra será ministrada pela fiscal federal agropecuária e responsável pelo programa de sanidade avícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Mato Grosso do Sul, Priscila Ferraz Pereira, que destaca a importância da implantação destes procedimentos de segurança no setor.

A fiscal federal do Mapa destaca ainda que, em Mato Grosso do Sul, ainda há aviários que não adotaram as medidas de segurança exigidas na IN. “Temos casos extremos, onde há empresas com 90% das regras cumpridas, mas nem todas estão dentro das normas. Aquelas que não estão adequadas devem realizar exames sanitários periódicos, até o total cumprimento da normativa”, enfatiza.

Segundo Marisvaldo Zeuli, presidente do Sindicato Rural de Dourados, é de suma importância que os produtores rurais ligados a avicultura, se adéquam à Instrução Normativa (IN) 36, visando um maior controle sanitário, e consequentemente evitando assim a proliferação de doenças. “O produtor deve se preocupar em especial com o contato das aves com outros animais”, salientou Zeuli.

Além dessa palestra, o 1° Encontro Tecnológico da Avicultura de MS terá outras seis palestras e um painel. O evento é realizado pela Famasul, em parceria com a Associação dos Avicultores de MS (Avimasul) e do Fundo Privado de Sanidade Agrícola (Fuprisa).


Sanidade é tema de palestra no encontro de avicultura de MS

Anterior
Anterior

Famasul emite Nota Oficial, e solicita mais segurança

Próximo
Próximo

Peão de Ponta Porã é o grande campeão da 49ª Expoagro