Sindicato Rural de Dourados-MS

View Original

Ministro destaca ações pelo turismo rural na Expoagro Digital

- Gilson Machado Neto falou sobre a retomada do turismo durante palestra na feira do MS –

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, realizou a palestra “A Retomada do Turismo no Brasil: MS no Cenário Nacional” na noite desta quinta-feira, dia 17, na Expoagro Digital, transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube do Sindicato Rural de Dourados. Ele ainda visitou a Feira de Negócios no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde acontecem as atividades presenciais da feira.

Durante a palestra, o ministro destacou que o Brasil tem o maior potencial do mundo no pós-pandemia para a atividade turística. “O mundo todo vai querer turismo ao ar livre com o decréscimo dos índices de Covid que a gente tem visto dia após dia, principalmente no nosso país”, afirmou. Entre as alternativas, ele falou sobre o turismo de natureza e o turismo rural.

Nesse, o turista pode acompanhar nas propriedades desde o plantio até o produto final, acompanhando a fabricação e comprando nas lojas de fazendas. Um serviço que pode ser adaptado a lojas de queijo, cachaçarias e vinícolas, por exemplo. Mais ações nesse setor estão o incentivo às exposições de animais, feiras agropecuárias e cursos de qualificação.

Ele acredita que pela pandemia e pela insegurança jurídica, os jovens perderam a vontade de seguir o pai no campo e há atualmente um resgate disso. A juventude ao ver seu pai, ver seus parentes preocupados com esse tipo de coisa começaram a perder o estímulo pela atividade rural no país que tem a maior vocação do mundo para a produção de alimentos. Então, isso esse governo fez, a juventude está voltando a ter interesse”, destacou.

Ainda durante o evento, o ministro falou sobre a votação acerca do Marco Temporal no STF (Supremo Tribunal Federal), já que na visão dele, se não for aprovado várias áreas voltarão a ser terras indígenas. “Isso vai decretar o fim do agronegócio no Brasil e vai pôr em risco a segurança alimentar do mundo. O preço do alimento vai subir no mundo”, acrescentou.

Expoagro Digital

A programação da Expoagro Digital continua até o dia 17 de setembro, sexta-feira. Para acompanhar, acesse www.sindicatoruraldedourados.com.br/expoagro. A versão online da maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul, é um evento do Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura de Dourados, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Asumas, Senar/MS, OCB/MS, Unigran, Agricase, Atumus, Banco do Brasil, Matra Tratores, Rural Center, São Bento Incorporadora, Sicredi, West Fertilizantes, Comid, Impact Fendt, NK Sementes e Semen Barra.

Ministro do turismo durante visita ao Parque de Exposições João Humberto de Carvalho (Foto: Marcos Ribeiro)