Agricultores terão dicas sobre plantio de hortaliças durante a 53ª Expoagro
Os agricultores que participarem, em maio, da 53ª edição da Expoagro, em Dourados (MS), terão acesso a uma mostra com tecnologias voltadas para a horticultura. O cultivo de hortaliças, preparo de insumos, processos de colheita, higienização e Hidroponia, entre outros assuntos, estarão à disposição dos visitantes durante toda a feira. O evento, que será realizado de 12 a 21 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, contará ainda com um dia de campo, com o objetivo de levar novas técnicas agrícolas aos produtores, aliando produtividade e rentabilidade.
Para que a mostra seja realizada, uma horta começou a ser plantada em agosto do ano passado, depois da reativação do Projeto Fazendinha - criado para capacitar trabalhadores rurais e pequenos produtores rurais, por meio de cursos de qualificação, viabilizando a produção e renda, entre outros objetivos. Entre as espécies plantadas estão alface, cheiro verde, rúcula, brócolis, couve e pimentão.
"A horta estará aberta para visitação durante todos os dias de feira. Vamos mostrar, também, o sistema hidropônico, para fomentar essa tecnologia ao produtor em uma pequena área e que não necessita de muita mão de obra para sua produção", comenta o coordenador técnico do Sindicato Rural de Dourados, Carlos Flores.
Pequenos agricultores que tiverem dúvidas sobre plantio, colheita, entre outros assuntos, também poderão contar com consultores do Serviço nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso do Sul (Senar-MS) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), que estarão à disposição dos participantes durante os dez dias de exposição, prestando esclarecimentos e treinamentos gratuitos.
A feiraA Expoagro, que é considerada uma das melhores e maiores feiras agropecuárias do país, é promovida pelo Sindicato Rural de Dourados e Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS e Prefeitura Municipal de Dourados.
Um dos objetivos do evento é desenvolver melhor as práticas, promover o desenvolvimento e valorizar a produção da região. Além de atrações musicais, o público poderá conferir as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, demonstração de diversas tecnologias, simpósios e palestras, entre outras atrações.
Fonte: Revista Hidroponia