Presidente do Sindicato Rural convida população para a 53ª Expoagro
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, ocupou a tribuna livre da Câmara de Vereadores na sessão do dia 8 deste mês e convidou a população para a 53ª Expoagro, que começa nesta sexta-feira. Damália falou também do trabalho do Sindicato Rural em Dourados.
Confira abaixo a íntegra do discurso:
Senhora presidente, senhores vereadores, senhores e senhoras presentes, boa noite!
Ocupo com muita honra a tribuna dessa Casa de Leis para falar do Sindicato Rural de Dourados, uma entidade que não tem medido esforços para fortalecer o agronegócio da nossa cidade, gerando cada vez mais renda, impostos e empregos para o campo e cidade.
O Sindicato Rural de Dourados tem sido, ao longo das décadas da sua existência, um grande parceiro do desenvolvimento econômico e social da nossa cidade, sempre prestando serviços de relevância para nossa população e contribuindo para o crescimento sustentável do município.
Além de atuar fortemente na difusão da tecnologia voltada para o campo, o Sindicato Rural de Dourados também tem sido um grande parceiro do poder público municipal na capacitação profissional dos nossos jovens, sobretudo, através dos cursos profissionalizantes que são oferecidos gratuitamente para nossa população.
Graças ao apoio que recebemos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, a Famasul, o nosso Sindicato Rural tem preparado jovens para o mercado de trabalho através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR.
Também desenvolvemos um trabalho importante na oferta de cursos profissionalizantes para os jovens infratores que cumprem medidas de ressocialização na Unidade Educacional de Internação de Dourados, a UNEI.
Em outra frente, o Sindicato Rural de Dourados coloca toda estrutura do Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho à disposição da Escola Estadual Professor José Pereira Lins, onde estudantes do Curso Técnico do Ensino Médio recebem aulas práticas em agropecuária sem qualquer custo para o estabelecimento de ensino.
A função social do Sindicato Rural de Dourados está presente também na parceria que temos com os mais diferentes órgãos de segurança pública da nossa cidade, seja a GUARDA MUNICIPAL, o CORPO DE BOMBEIROS, a POLICIA MILITAR e a POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL, pela cedência sem ônus das dependências do Parque João Humberto Andrade de Carvalho para treinamentos de campo de seus respectivos efetivos.
O Sindicato Rural de Dourados tem um papel fundamental não apenas no desenvolvimento da nossa cidade, mas, também, na conscientização do produtor sobre a legislação trabalhista, tributária e ambientalista, fazendo com que todo aquele que planta e cria promova o desenvolvimento sustentável em sintonia com as leis que regem nosso país.
Nosso sindicato também tem a missão de promover a interação entre o campo e a cidade, não apenas fazendo com que o alimento chegue à mesa dos douradenses, mas, também, promovendo um grande intercâmbio cultural.
Na verdade aquela imagem de homem do campo que vive na propriedade rural e raramente está na cidade, já é coisa do passado. Hoje todos somos urbanos e todos somos rurais, já que aquele que planta e cria vive na cidade, vai para o seu trabalho durante o dia e retorna ao cair da noite, assim como o fazem muitos dos trabalhadores rurais. Ao mesmo tempo, o homem urbano está ligado às questões do campo seja por meio de toda a tecnologia de informação disponível atualmente ou pelo convívio cotidianos com o numeroso contingente urbano de prestadores de serviços e fornecedores de insumos agrícola ou pela interação com seus vizinhos residenciais que vem das atividades do campo, de forma que somos todos urbanos e rurais.
Mas estou aqui hoje, ocupando a tribuna da Câmara Municipal de Dourados, para destacar a relação institucional que o Sindicato Rural tem com os demais segmentos, inclusive com o nosso Poder Legislativo, tanto que a Câmara de Vereadores vai realizar uma sessão solene durante a 53ª Expoagro para homenagear lideranças que se destacaram na missão de fortalecer o agronegócio. Evento que já se tornou tradição em nossa Expoagro e é muito bem vinda por nós e de grande aceitação por nossos associados.
Por falar em Expoagro, também quero convidar todos para participar desta grande festa da produção, onde, mais uma vez estaremos promovendo a integração entre campo e cidade, seja por intermédio das palestras técnicas, da exposição de veículos e máquinas, do julgamento de raças, dos leilões de gado, do entretenimento promovido pelo parque de diversões e pela agenda de shows que promete levar um grande público ao Parque de Exposições.
Há muito tempo a EXPOAGRO deixou de ser um produto do Sindicato Rural de Dourados para fazer parte da vida dos douradenses, a ponto desta importante festa agropecuária ser considerada hoje um verdadeiro PATRIMÔNIO do município de Dourados.
Dito isto, senhora presidente, senhores vereadores, senhoras e senhores que nos acompanham, o setor produtivo rural de Dourados ficará honrado em receber todos na EXPOAGRO de número 53 e não tenham dúvidas que vamos trabalhar muito para que todas as expectativas do nosso público sejam superadas.
Boa noite! *****