Presidente do Sindicato Rural recebe cônsul geral adjunto da Alemanha

Visita Diplomática

Presidente do Sindicato Rural recebe cônsul geral adjunto da Alemanha

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes recebeu o Consul Joseph Weiss na sede da Coperplan.

O diplomata que vive em São Paulo veio conhecer o agronegócio do estado. Ele é responsável pelos assuntos econômicos do país europeu. Weiss aponta que somente em São Paulo há mil empresas alemãs e muitos delas ligadas ao setor e agroquímico e de máquinas.

Em tom amistoso, a conversa passou história, economia e política. Ximenes discorreu sobre a expansão da agropecuária desde a segunda metade do século passado, com a chegada dos sulistas no Centro oeste brasileiro até aos dias atuais com a chegada de novos investimentos em plantas industriais, como por exemplo a chegada do etanol de milho. A diversificação da matriz produtiva para além das comodities foi apontado como fator de desenvolvimento.
O panorama de organização do setor, por meio de sindicatos, federações e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil foram ressaltados por Ximenes, uma vez que auxiliam o produtor da porteira para fora. Ainda sobre a organização política do agronegócio foram destacados na conversa os papéis fundamentais das bancadas do agro no Congresso.

Segurança e Educação

A segurança no campo também foi pauta da discussão. Hoje o produtor conta com delegacias e patrulhas especializadas para a zona rural. E na educação o Senar e as faculdades de agronomia da região foram elencados como pontos que fomentam o desenvolvimento das cadeias produtivas do estado.

Pleito a presidência

Por sua vez, o cônsul demonstrou interesse no cenário político da disputa eleitoral. Ressaltou que na Alemanha hoje vive os reflexos da crise na Ucrânia e no leste europeu e demonstrou admiração pela capacidade do Brasil em manter paz com os países vizinhos. “Brasil sabe gerir crise”, aponta Weiss.

Passando por pautas mais sensíveis, o diplomata questionou sobre o desperdício de alimentos: “ Brasil perde 30% do que produz”. Ciente desde índice o presidente, ponderou ainda que a tecnologia da Embrapa e de outras entidades de pesquisa tem contribuído para amenizar esses impactos.

O encontro finalizou com as perspectivas e oportunidades para o agro no estado. Temas como ampliação dos modais de logística, importação de fertilizantes e as alternativas como pó de rocha, foram repassados pelo presidente do sindicato rural como gargalos que estão ficando para trás.

Intercâmbio

Também houve um momento para falar de intercâmbio cultural. A empresária Mariana Ximenes, estudou por dois anos na Alemanha participou do encontro e em alemão, conversou sobre as experiências por meio dessa passagem pela europa. Weiss não deixou de mencionar a influências germânicas no Brasil e lembrou que em 2024 vai ser o bicentenário da imigração.

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

Banco do Brasil confirma presença na Expoagro 2023

Troca de convites por dinheiro do show Bruno&Marrone será de 17 a 29 de outubro no Shopping Avenida Center