Profissionalização na gestão é tema principal de curso de Imersão no Agro em Dourados

Miguel Cavalcanti, CEO da Agrotalento foi o ministrante do curso no Sindicato Rural de Dourados

Quando se fala em gestão profissional de fazendas e de empreendimentos do campo, os principais pontos que devem ser levados em consideração envolvem a capacitação das pessoas, o aprimoramento de processos, o planejamento e a autoanálise. Todas essas questões estiveram em debate no curso de Imersão no Agronegócio, realizado neste final de semana no Sindicato Rural de Dourados.

Promovido pela Rede do Bem e com o apoio da Coperplan, o evento teve início na sexta-feira pela manhã e se encerrou na noite deste domingo (11). O engenheiro agrônomo Miguel Cavalcanti, especialista em ‘Mercado e Marketing de Carne’, e em ‘Marketing, Internet e Estratégia de Negócios’ foi o palestrante. Com vasta experiência no setor Agro, ele é o fundador do método AgroTalento Marketing, para lançamento e alavancagem de marcas do setor de alta qualidade e visão de longo prazo.

O que diferencia uma fazenda que possui uma gestão profissional, daquela que não tem, consiste na capacidade de planejamento e, para isso, é essencial o conhecimento acerca da propriedade e do negócio. Durante os três dias do evento, Miguel Cavalcanti destacou para os participantes da Imersão as principais estratégias de negócio, gestão, pessoas, mercado, marketing e vendas, sucessão, governança, liderança familiar, além de processo e melhoria contínua.

De acordo com Miguel Cavalcanti, para ter sucesso no agronegócio é preciso focar em aspectos fundamentais como gestão profissional, estratégia de gestão de pessoas e continuidade dos negócios. Ele salienta que é essencial formar a equipe de gestão da fazenda,  do negócio e preparar sucessores, principalmente em um país onde 90% das fazendas são familiares.

O especialista avalia que a nova geração precisa entender que é preciso ter alto valor profissional de mercado, e para isso é preciso investimento, estudo e desenvolvimento das habilidades, e não apenas esperar receber um bastão de autonomia sem estar preparado para isso.

Investir em novas formas de pensar o agronegócio, com um olhar voltado aos recursos humanos, à sustentabilidade e ao aumento da capacidade produtiva no campo foram destacados no encontro. Os resultados são propriedades mais lucrativas, mais eficientes e com redução de custos, especialmente com o uso do conhecimento e novas tecnologias.

Para o empresário Osmar Caires, da Rede do Bem e participante do curso, a Imersão no Agro com Miguel Cavalcanti deixou um legado sobre a importância da gestão profissional no setor do campo. “É a gestão que faz o desenvolvimento do agro, e precisamos estar mais atentos”, disse o empresário, também organizador da Imersão.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados e diretor da Coperplan, Angelo Ximenes, explica que a vinda de Miguel Cavalcanti promove o desenvolvimento do setor agropecuário regional, com ênfase na qualificação técnica dos produtores rurais e dos gestores diante do cenário competitivo e globalizado.

Anterior
Anterior

Sindicato Rural de Dourados recebe homenagem na Câmara

Próximo
Próximo

Sindicato Rural de Dourados sedia a 1ª Feira de Negócios da Avicultura