Simpósio de Agricultura debate Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e da Água
Nesta segunda-feira (15), acontece no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, o primeiro simpósio da 57ª Expoagro voltado para a Agricultura.
A primeira palestra será sobre o Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e da Água de Mato Grosso do Sul, com o coordenador do Prosolo e Semadesc, Eloi Panachuki. Gessi Ceccon, da Embrapa Agropecuária Oeste ministra sobre a Renovação de pastagens em solos arenosos.
Michael Araújo, que integra a diretoria do Sindicato Rural de Dourados, ressalta que o Simpósio de Agricultura é um dos mais esperados da feira, pois apresenta os principais temas abordados ao longo do ano pelo GPP (Grupo de Plantio Na Palha).
“Esse simpósio é o mais esperado da feira, e reúne especialistas e assuntos de extrema importância aos produtores rurais. Criado há cerca de 40 anos, o GPP é um ‘braço’ técnico do sindicato, e reúne produtores e técnicos que lançaram o plantio direto em nossa região, técnica esta que tem como base a preservação do solo. É uma satisfação apresentar o Simpósio da Agricultura, porque com ele, produtores, alunos, toda a comunidade, recebe atualizações referentes ao setor”, pontuou Michael Araújo.
O ciclo de palestras ocorre ao longo do dia. Confira a programação:
9h20 – Rotação de Cultura e os respectivos benefícios e resultados, com Dr. Luiz Carlos Ferreira de Souza, da Universidade Federal da Grande Dourados;
10h – O papel da microbiota do solo em condições tropicais, com Adriana Pereira da Silva, do Instituto MS Agro.
As palestras terão uma pausa às 10h30, e retornam após o almoço, às 13h, com o tema Percevejo barriga-verde e cigarrinha na cultura do milho, manejo e resultados de pesquisas, com Renato Franco Oliveira de Moraes, do Instituto Agro MS.
Logo após, às 14h10, o palestrante Crébio José Ávila, da Embrapa Agropecuária Oeste, discorre sobre o Manejo de Lagartas na soja convencional e Bt;
15h – Manejo de pragas com macrobiológicos no Mato Grosso do Sul, com Fabrício Fagundes Pereira;
15h35 – Uso de drones na Agricultura e nas legislações vigentes no Brasil, com Bruno Potim;
16h10 – Produção de etanol de milho e agregação de valor às cadeias produtivas, com Daniel Sarmento, da Inpasa Agroindustrial S.A.
A partir das 17h15 acontecerá o 6º Ciclo de Palestras Direito & Agronegócio, com a palestrante Maíra Salgueiro Freire, advogada especialista em blindagem jurídica de empresas. Ela vai ministrar sobre Compilance e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) como meios de blindagem jurídica no Agronegócio.
Às 18h45, o palestrante Miguel Cavalcanti discorre sobre Estratégias de donos processos e melhoria contínua. As inscrições serão abertas às 18h, no www.sympla.com.br/produtor/sindicatoruraldedourados.
Às 18h15, no auditório da Sala de Aula, acontecerá a palestra Sucessão Familiar e Holdign: as implicações para o seu patrimônio, com o advogado, mestre em Direito Tributário, Luiz Paulo Jorge Gomes.
E às 20h, a última palestra da noite será sobre as Perspectivas de Mercado Soja e Milho safra 2023 e 2023/2024, com o palestrante Flávio França Júnior.
Sobre a Expoagro
A Expoagro é a maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul e está em sua 57ª edição. O evento, de 12 a 21 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, é uma realização do Sindicato Rural de Dourados e tem o patrocínio da Brahma, Sicredi, Senar MS, São Bento Incorporadora e Inpasa – Mais que energia; e apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Dourados.