Sindicato Rural de Dourados recebe Novilho Precoce para discutir a integração lavoura-pecuária

Encontro Regional com a Novilho Precoce no Sindicato Rural de Dourados - Fotos: Novilho Precoce MS

Da pecuária para a produção de grãos nas propriedades rurais. A integração lavoura-pecuária vem ganhando força e o assunto foi tema de debate sobre as principais práticas e benefícios durante encontro no Sindicato Rural de Dourados, nesta quarta-feira (17). Promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce (ASPNP), o evento ainda tratou sobre a importância do associativismo.

Como o aumento da produtividade com sustentabilidade tem sido o foco da agropecuária no Estado, o Sindicato Rural de Dourados abriu as portas para sediar o encontro com produtores rurais da cidade e região. "O Novilho Precoce, vindo pra cá, a gente tem a oportunidade de fazer a integração lavoura-pecuária, utilizar melhor a associação, que tem essa ferramenta que garante união para termos maior rentabilidade", diz Angelo Ximenes, presidente do Sindicato Rural.

O encontro regional destacou a importância do fortalecimento do setor. A Associação tem se aproximado de entidades e empresas que fomentam a inovação e a pesquisa, para justamente aplicar o que for mais produtivo aos produtores.

O pecuarista Humberto Yule, diretor da Novilho Precoce MS, diz que é preciso fomentar as atuais tecnologias no campo, para garantir cada vez mais certeza nos passos dados dentro da fazenda, como forma de obter o melhor capim, o tipo de leguminosa ideal, os tipos de solo, e assim fornecer ao associado informações preciosas que os auxiliem na melhor produtividade.

A parceria Novilho Precoce MS e Sindicato Rural de Dourados foi destacada no encontro pelo Superintendente da entidade, Alexandre Guimarães. Ele agradeceu mais uma vez a oportunidade do presidente Angelo Ximenes abrir as portas do Sindicato e convidar produtores da região. "Essa parceria é importante para o fortalecimento do setor", disse ele. Ximenes, por sua vez, falou da grandeza do encontro que alia associativismo e cooperativismo, com informação e união da categoria.

Pesquisas

Em pesquisa, a Fundação MS comprovou que a integração com a pecuária aumenta significativamente a produtividade da soja. Destacando-se a Brachiaria Brizantha, cultivar Piatã, que traz melhor estabilidade na produção da soja, além de um aumento considerável na produtividade da oleaginosa, na casa dos 17% a mais em comparação com outras culturas de outono-inverno.

Foi observado melhorias na cobertura do solo, na parte química e na redução de nematoides. O ambiente com o Piatã proporcionou condições ideais para a soja, com uma produção de palha adequada, cobrindo mais o solo e de forma mais duradoura.

Também já foi confirmado no estado que a adoção da integração lavoura-pecuária trouxe resultados positivos ao substituir o milho safrinha por um mix de braquiárias ruziziensis e Piatã em determinadas áreas, resultando em um aumento de oito sacas por hectare.

Superintendente Novilho Precoce MS, Alexandre Guimarães, com Angelo Ximenes, presidente do Sindicato Rural de Dourados

Anterior
Anterior

Em dois anos, Famasul Vantagens já contempla 220 empresas e mais de 13 mil associados em MS

Próximo
Próximo

Sindicato Rural de Dourados é parceiro de projeto de empreendedorismo do Sebrae e do Governo