Suinocultura está em plena ascensão em Mato Grosso do Sul, diz presidente da Asumas

Fórum da Suinocultura acontece nesta terça-feira na Expoagro

O presidente da Asumas (Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores), Milton Bigatão, afirmou durante o 6º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS, nesta terça-feira (14), que a suinocultura está em plena ascensão no Estado, gerando oportunidades para o surgimento de novas agroindústrias. O evento acontece o dia todo durante a 58ª Expoagro, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Atualmente, projeções apontam que nos próximos dois anos a suinocultura deverá alcançar 150 mil matrizes, aliado com o status de livre aftosa sem vacinação, o que deverá impulsionar ainda mais as exportações e atrair novos investimentos.

“É sempre bom voltar e participar do maior evento de suinocultura do Centro-Oeste que acontece já há seis anos na Expoagro, a maior feira de Mato Grosso do Sul. Este ano passamos de 700 pessoas inscritas, e pudemos apresentar os dados do setor, alinhar estratégias adotadas até aqui e as futuras, mas de olho também na produção sustentável de suínos”, disse o presidente da Asumas, Milton Bigatão.

Ele participou de um dos eventos técnicos onde foi discutida a sustentabilidade, sendo destacado o PAS (Programa Asumas de Sustentabilidade), lançado em 2023 e que visa promover melhorias no desempenho ambiental, econômico e social da cadeia produtiva.

O Fórum, que já está confirmada sua sétima edição em 2025, também na 59ª Expoagro, é uma oportunidade de os produtores avaliarem o setor e ampliar horizontes com novas técnicas de produção e manejo.

“Este evento é uma ótima oportunidade para que o produtor se inspire e aprenda que pode fazer muito mais na suinocultura, usando novas técnicas, aplicando-as no dia a dia. É a oportunidade de discutir e alinhar as ações futuras do mercado estadual de suínos”, finalizou.

Presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes, participa do evento

Pais devem estar atentos a regras para entrada de menores na Expoagro

Na Expoagro, Câmara homenageará personalidades do agronegócio