Imprensa
Brasil é capaz de integrar as cadeias produtivas
“Temos vantagens comparativas e competitivas, porém, nosso desafio é saber onde está a liderança e lutar para construir o futuro do agronegócio”, disse o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, durante palestra no 14º Congresso Brasileiro de Agronegócio – Sustentar é integrar, realizado em São Paulo.
Venda de soja da safra nova chega a 25%
A antecipação das vendas da soja da safra 2015/2016, que começa a ser semeada em setembro, atingiram 25% da produção que deve ser colhida no próximo ano. A estimativa foi divulgada nesta sexta-feira pela consultoria AgRural, que destaca o expressivo avanço em relação ao mesmo período do ano passado, quando a apenas 7% estava comercializado. As vendas da safra 2014/2015, por sua vez, chegaram a 82%, ante 77% há um mês e 86% há um ano.Fernando Muraro, sócio-diretor da AgRural, afirmou que o avanço da comercialização em julho (oito pontos percentuais) não foi tão forte quanto em junho (11 pontos percentuais). “Mesmo assim, as vendas avançaram bem, especialmente na primeira quinzena, com a forte alta em Chicago. Na segunda quinzena, os negócios perderam parte do fôlego, mas a disparada do dólar manteve o mercado ativo”, diz ele.
FAO aponta para aumento da produção agrícola brasileira
Na próxima década, o Brasil terá potencial para prover alimentos ao mundo. Segundo o representante das Organizações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic, atualmente, o país já é o segundo exportador global deste setor e, em dez anos, pode se tornar o número um neste ranking. Esses números podem ser, tanto em volume como em valores, com a comercialização internacional de produtos alimentícios provenientes da agricultura.
Safra 2015/16: Céleres estima aumento de 2,3% na área plantada de soja
consultoria Céleres projetou aumento de 2,3% na área destinada para cultura da soja no Brasil na safra 2015/16 em comparação com o ciclo anterior. Ao todo, 32,2 milhões de hectares devem ser reservados para cultivo da oleaginosa. Esta foi a primeira previsão divulgada pela Céleres. O estudo ainda indicou nono aumento consecutivo da área destinada a cultura.
Tempo ajuda e colheita do milho ultrapassa 50% no norte de MS
A colheita do milho segunda safra foi prejudicada, logo no início, com o excesso de chuvas e chegou a atrasar, em relação ao ano passado, Porém, agora, com tempo seco, municípios do norte de Mato Grosso do Sul tomam frente na colheita.
Brasil precisa de políticas públicas de longo prazo para melhorar a competitividade
As políticas públicas no setor de energia estão norteadas para o curto prazo e, até o momento, não houve uma discussão para a adoção de estratégias voltadas ao longo prazo. Essa foi uma das conclusões do painel “Alimento e Energia”, do 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, nesta segunda-feira (3/8), em São Paulo.
Código Florestal - novas perspectivas
O novo Código Florestal, aprovado em 2012, leva adiante o compromisso da sociedade brasileira de proteger fração substantiva de vegetação nativa nas propriedades rurais. Esse compromisso tem implicações importantes não só para o meio ambiente, mas, sobretudo, para avançarmos no desenvolvimento econômico das áreas rurais e no acesso a mercados internacionais.
Agricultura dá exemplo – Editorial O Estado de S.Paulo
Apresentado no dia 27 de julho, o balanço dos primeiros seis meses de Kátia Abreu à frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) evidencia que, mesmo num cenário de crise política e de ajuste fiscal, é possível trabalhar. As necessidades do País são prementes e não há razão para esperar, de braços cruzados, melhores tempos.
O agronegócio avançou porque inovou e não é conversa para boi dormir
Há quem enxergue na exuberância agropecuária brasileira um indicativo de retrocesso, pois seus produtos passaram a dominar a pauta de exportações, enquanto bens industriais perderam mercado.Grande disparate. O setor agrícola não pode ser responsabilizado pela carência de inovação na indústria nem pelas políticas equivocadas que retiraram dos bens manufaturados nacionais a capacidade de concorrer no plano mundial.Afinal, foi a infusão de tecnologia no campo que o transformou num peso pesado da economia, gerando quase 25% do PIB brasileiro.
Abramilho apresentará projeto de reestruturação do mercado do milho na Bienal da Agricultura
A Abramilho – Associação Brasileira dos Produtores de Milho apresentará um projeto de reestruturação da produção de milho nacional durante a principal vitrine do agronegócio, a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, que será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Processamento de soja deve crescer 6,6% em 2015
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), em 2015 o processamento de soja será maior, a elevação deve ser 6,6% maior se comparado ao ano passado. As esmagadoras devem absorver mais de 40 milhões de toneladas de soja em grão durante todo o ano. Já os estoques finais da cultura devem ser de 3,643 milhões de toneladas.
Dinâmica econômica no Brasil influencia nos negócios da agricultura no Centro-Oeste
Saber sobre economia não é um mérito apenas para os especialistas desta área. Pequenos, médios e grandes agricultores estão cada vez mais ligados ao câmbio, inflação, juros e política fiscal. Comportamento que influencia na comercialização, compra de insumos, créditos rurais e exportação de grãos, por exemplo.
Crotalaria pode ajudar no melhoramento do solo, diz especialista
Uma simples flor pode melhorar a qualidade do solo e auxiliar no plantio da próxima safra de soja. É a crotalaria, uma planta leguminosa que tem, portanto, a capacidade de fixar biologicamente o nitrogênio da atmosfera e incorporá-lo ao solo.
Pouco mais de 7,3% da área da safrinha já foi colhida em MS, diz Siga
Até sexta-feira passada, dia 10, os agricultores de Mato Grosso do Sul haviam colhido apenas 7,3% da área cultivada com MILHO safrinha no ciclo 2014/2015. A informação é da mais recente circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).
Área agrícola do Brasil deve crescer 1,5% ao ano na próxima década
A área destinada às principais culturas agrícolas brasileiras deverá crescer a uma taxa média de 1,5% ao ano nos próximos dez anos, com destaque para cana-de-açúcar, enquanto os preços devem permanecer relativamente estáveis quando ajustados pela inflação, estimaram a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Adubo orgânico melhora condições do solo
Restos de frutas, verduras, cascas de ovos e outros tipos de alimentos, assim como resíduos de palhas, camas de criações, esterco e resíduos agroindustriais. Tudo pode ser transformado em adubo orgânico, por meio da compostagem e da vermicompostagem. É o que a garante o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) Ivo de Sá Motta.
Casa da Veterinária completa 12 anos
A ‘Casa da Veterinária’ instalada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho completou 12 anos neste domingo (24). O local é mantido pelos alunos...
Rotary Guaicurus arrecada dinheiro para compras de cadeiras de roda
O Rotary Guaicurus esteve presente nos 10 dias de expoagro trabalhando nas bilheterias em prol de ajudar o próximo, com aquisição de cadeiras...