Alunos aprendem técnicas de floricultura, jardinagem e paisagismo com o Senar

Na última sexta-feira (5) o Sindicato Rural de Dourados concluiu o curso de ‘Floricultura, Jardinagem e Paisagismo’, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e que também teve o apoio da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB de Dourados.

Com aulas teóricas e práticas, a capacitação ensinou a produção de plantas ornamentais com execução de projeto de paisagismo e manutenção dos espaços, utilizando ferramentas básicas e técnicas atuais, aproveitando resíduos e materiais do local ou região.

A engenheira agrônoma Dinamar Prado Spíndola Mondini, instrutora do curso, explicou sobre o seu objetivo. "Buscamos mostrar as principais técnicas básicas de implantação e manutenção de jardim, que podem ser utilizadas tanto para que os alunos cuidem do próprio jardim em casa, como terapia, ou até mesmo gerem renda, por meio da prestação de serviços em residências, empresa e condomínios", disse.As aulas teóricas aconteceram na AABB, que também disponibilizou canteiros e jardins espaços para as atividades práticas do curso, bem como alguns materiais que foram utilizados.

A aluna Andréia Bitencourt, de 44 anos, começou a atuar com jardinagem durante a pandemia e destacou o aprendizado que adquiriu. "Me interessei pelo curso porque já atuo com jardinagem e como a gente nunca sabe de tudo, temos sempre que buscar conhecimento para nos aperfeiçoar e atender cada vez melhor os nossos clientes. Iniciei meu negócio há cerca de um mês, atuando especificamente com rosas do deserto, porém, quero incluir o cultivo de outras espécies e o curso agregou muito. Sem dúvida vou estar mais capacitada para ampliar os meus produtos, gerando mais renda", falou.

O conteúdo do curso também auxilia o crescimento das empresas que já estão consolidadas no mercado, como destacou a aluno e empresário Anderson Bresolin da Cruz, de 26 anos. "Eu e meu irmão já temos uma empresa de jardinagem e quando soube do curso, por meio de um familiar, achei uma grande oportunidade para aperfeiçoar nossos conhecimentos. Somos especializados em podas ornamentais de oiti, uma árvore muito comum na nossa cidade, oferecendo novas formas geométricas para nossos clientes. Mesmo tendo experiência prática, tínhamos uma certa carência de conteúdo teórico e o curso atendeu nossa necessidade, respondendo muitas dúvidas. Um dos maiores aprendizados foi sobre a parte química, de substratos, que vamos passar a utilizar no dia a dia da empresa", apontou.

O curso, assim como os demais realizados através dessa parceria, é gratuito e tem como objetivo revitalizar espaços e capacitar pessoas, melhorando o trabalho de forma geral.

Entre os temas que foram abordados estão: planejamento, preparo do local e implantação de jardins em espaços abertos, recipientes e de gramados, além de manutenção, capina, adubação, poda, transplantio e irrigação, entre outros assuntos.

Com carga horária de 24 horas, o curso foi gratuito e todos os participantes receberam certificado de conclusão ao final das atividades.

Assessoria de Imprensa


Paisagismo da AABB foi revitalizada pelos alunos durante as atividades práticas do curso. Foto: Gleiber Nascimento

Anterior
Anterior

Sindicato Rural intermedia instalação de unidade da Fendt em Dourados

Próximo
Próximo

Curso do Senar ensina técnicas, manipulação e novas receitas com a banana