Expoagro 2024 movimenta R$ 500 milhões em negócios

Feira agropecuária ocorreu de 10 a 19 de maio em Dourados

A Expoagro Dourados confirmou que a edição 2024 da maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul movimentou R$ 500 milhões em intenções de negócios. Devido as condições climáticas que atingiram fortemente as últimas safras na região sul do estado e o Rio Grande do Sul, o movimento financeiro já era esperado menor em comparação a edição do ano passado, de R$ 948 milhões.

Entre as instituições financeiras participantes, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil ofereceram linhas de crédito específicas para a feira, realizada de 10 a 19 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

O anúncio da movimentação foi feita em comunicado pela direção do Sindicato Rural de Dourados, organizador da Expoagro, e que tem Angelo Ximenes como presidente.

Com 80 estandes, o evento que chegou a sua 58ª edição recebeu cerca de 70 mil pessoas durante 10 dias, de pequenos, médios e grandes produtores, além do público em geral da cidade que prestigiou os shows, praça de alimentação, parque de diversões e os equipamentos agrícolas e veículos em exposição.

Angelo Ximenes avalia que o clima e a insegurança no agronegócio influenciaram os produtores a terem mais cautela na hora de fazer negócio. "No agro tudo gira muito em torno do clima. Os produtores se planejam de acordo com as estações do ano, os períodos de chuva e de seca. No entanto, muitas situações estão fora do normal, o que está causando dificuldades para planejar as produções, além de gerar prejuízos", explicou o presidente, que é engenheiro agrônomo e consultor em projetos agropecuários e empresariais.

Vitrine de negócios e de tecnologia

Considerada a maior feira do estado voltada para o agronegócio, a Expoagro não só é um termômetro da atividade econômica regional como uma vitrine do que há de mais novo em termos de tecnologia do campo, da agricultura à pecuária.

Além de grandes colheitadeiras, plantadeiras e tratores de última geração - inclusive com modelos movidos a eletricidade - o evento levou ao público inovações no mundo dos robôs e dos drones, com cada vez mais aplicações na lavoura e funcionalidades como maior capacidade de carga e comando à distância.

Na programação técnica foi desenvolvido 96 eventos de diferentes segmentos do agro, entre palestras, workshops e dias de campo, com atividades práticas no projeto Fazendinha localizado dentro do Parque de Diversões.

Campo Futuro levanta custos de produção de grãos dia 28 em Dourados

DJ Alok e dupla Bruninho e Davi encerram as apresentações na Expoagro