Revolucionário, sistema Antecipasto reduz competição entre soja e capim

Evento sobre o Antecipasto ocorreu durante a Expoagro Dourados

O sistema Antecipasto, que busca reduzir a competição entre soja e capim, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (17), durante palestra na 58ª Expoagro, a maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul, por meio do palestrante Luís Armando Zago, da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados.

A técnica como o próprio nome sugere, antecipa o período de pastagem que naturalmente cresce 60 dias após a colheita da soja, conforme Luís Armando.

“O Antecipasto nada mais é do que o plantio do capim Tamani junto ao da soja. Quando o grão é colhido, o capim está quase plantado, e num prazo de um mês a área já pode ser pastejada, o que antecipa o período normal de 60 dias”, disse.

Luís também explicou que a semeadura do capim é feita poucos dias após o cultivo da soja. “Primeiro é semeada a soja, e depois de três semanas do grão já emergido, plantamos o capim na ‘entrelinha’, e é justamente isso que evita ou reduz consideravelmente, a competição entre os dois”.

No entanto, o produtor pode precisar estar atento ao clima, pois, em algumas ocasiões, o Tamani pode acabar desenvolvendo mais do que esperado. Quando isso ocorre, o controle é feito com uso de pequenas doses de herbicidas, ainda segundo o especialista da Embrapa.

Na região da Grande Dourados, duas fazendas já utilizam e recomendam o uso do sistema Antecipasto. Uma está localizada no município de Rio Brilhante e outra em Nova Alvorada do Sul.

Plantio do capim Tamani é feito junto ao da soja

Anterior
Anterior

Técnicas sobre cuidados com o solo e oxigênio na piscicultura são temas durante a Expoagro

Próximo
Próximo

Sextou e agenda na Expoagro terá evento de psicultura, painel antecipasto e show com Leo Santana