Técnicas sobre cuidados com o solo e oxigênio na piscicultura são temas durante a Expoagro

Evento da piscicultura contou com quatro estações de dias de campo

A 58ª Expoagro teve programação voltada à piscicultura nesta sexta-feira (17), com três palestras e quatro estações de Dias de Campo.  Promovido pelo Senar e Sindicato Rural de Dourados, o evento contou com atividades nos períodos da manhã e da tarde.

A engenheira de pesca Vanessa Lewandowski, professora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), abriu o evento com o tema “Precisamos nos preocupar com o solo na piscicultura?”.

Doutora em zootecnia, ela destacou aos produtores presentes no Tattersal do Sindicato Rural que a preocupação com a qualidade do solo dos viveiros de peixes é tão fundamental quanto a análise da qualidade da água.

Engenheira de pesca Vanessa Lewandowski falou sobre a importância do solo na piscicultura

“Quando se fala em piscicultura se pensa só em água, na qualidade e no tratamento, o que é natural, mas o solo também é importante e fundamental para garantir a qualidade da água e garantir boa criação dos peixes”, explica a pesquisadora.

Durante a palestra os participantes conheceram informações sobre as partes físicas do solo e como a interação com a água influência na qualidade.

A professora diz que o solo não é importante apenas na construção do viveiro, mas durante todo o ciclo produtivo. “Feita uma análise do solo antes da construção, e identificado baixo PH, alta saturação de alumínio, nós aplicamos a técnica já utilizada na agricultura, a calagem, que é a aplicação do cal com o calcário. Se for já com o criadouro pronto, pode ser feito a mesma coisa, porque é isso que vai garantir a qualidade da água”.

Essa análise, conforme Vanessa Lewandowski, feita antes da construção do viveiro, auxilia a identificar possíveis tendências de erosões do solo, bem como definir ações de prevenção.

Outras temáticas também foram tratadas durante a programação, como oxigênio para a nutrição de peixes.

Já o Dia de Campo teve ações no Projeto Fazendinha, dentro do Parque de Exposições, por meio de quatro estações que apresentam a Importância da Correção da Água em Piscicultura, Nutrição e sua Relação com Rendimento de Carcaça e Filé, Estruturas e Sistemas de Produção em Taque elevado, e Custo e retorno produtivo com medidas para controle de predadores.

DJ Alok e dupla Bruninho e Davi encerram as apresentações na Expoagro

Revolucionário, sistema Antecipasto reduz competição entre soja e capim